“Construindo conexões, mudando vidas: O IFRN na  região Trairi”
 20 a 23 de novembro de 2018

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz, promove anualmente a EXPOTEC, um evento de Exposição Científica, Tecnológica e Cultural, realizado na cidade de Santa Cruz. Em sua oitava edição, a EXPOTEC 2018 terá como tema “Construindo conexões, mudando vidas: O IFRN na  região Trairi”, evidenciando trabalhos de pesquisa, extensão, inovação e ensino acerca das tecnologias empregadas na contemporaneidade. O evento apresenta uma mostra dos trabalhos produzidos por alunos, servidores, professores, e pesquisadores da região, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento tecnológico de estudantes do ensino médio, ensino técnico e ensino superior.


 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

MOSTRA TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO
É um espaço que contempla a exposição e divulgação dos mais relevantes produtos, protótipos e tecnologias de diversos segmentos da pesquisa científica, como a cultura investigativa, a inovação e o empreendedorismo, frutos da produção acadêmica e científica do IFRN - Campus Santa Cruz. Esse espaço permite que todos os presentes na VII EXPOTEC possam conhecer as pesquisas desenvolvidas no Campus, além de propiciar a comunidade uma aproximação com as tecnologias em desenvolvimento que podem auxiliar e melhorar a vida dos habitantes da região. Durante a mostra, todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão de professores e os melhores serão premiados. As apresentações serão feitas através de exposição dos trabalhos com demonstrações práticas e banners dos trabalhos selecionados. Alunos, professores e técnicos dos Institutos Federais podem participar.

SEMANA DE HUMANIDADES
Idealizada no ano de 2015, a Semana de Humanidades é parte integrante da EXPOTEC. Organizada pelo grupo de professores das áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física Língua Inglesa, Língua Espanhola) e Ciências Humanas (Sociologia, História, Filosofia, Geografia, Didática e áreas afins), tem por objetivo discutir uma temática relevante para a sociedade, abordando uma visão multidisciplinar. Em 2018, a IV Semana de Humanidades terá o tema “Conhecimentos e Emancipação: desafios e oportunidades para a redução das desigualdades”. A partir da orientação dos professores, os alunos desenvolvem trabalhos para exposições, mostra de curtas-metragens, sarau literário, apresentações teatrais e Show de talentos. Esta edição também contará com Grupos de Trabalhos, cujo objetivo é agrupar estudos que visam discutir aspectos teóricos e metodológicos relacionados ao tema proposto. O pesquisador poderá submeter seu trabalho nos seguintes GTs: GT 1 – Desafios da permanência dos alunos populares na educação básica; GT 2 – Impactos do mundo do trabalho nas vivências das minorias; GT – 3 Desafios da formação humana integral no mundo atual. Os trabalhos submetidos deverão contemplar os recortes temáticos propostos em cada GT.

MINICURSOS
Espaço para realização de cursos compactos, com temas e metodologias variados, nas diversas áreas do conhecimento. Poderá ser ministrado por um servidor do Campus Santa Cruz ou por algum convidado. As inscrições ocorrerão previamente, no site do evento, e serão abertas a toda a comunidade.

EXPOSIÇÃO DE ROBÓTICA
A exposição de robótica é uma competição desenvolvida pelos alunos dos cursos técnicos integrados de Informática e Mecânica. Os robôs são projetados com o auxílio dos professores para simularem o resgate de pessoas em ambientes hostis. O evento tem por objetivo apresentar a comunidade parte dos trabalhos desenvolvidos dentro do instituto, integrando conhecimento e diversão. A edição contará com a presença de seis equipes, a competição é aberta para todo o público


DA ABRANGÊNCIA DA EXPOTEC NA REGIÃO
A realização da EXPOTEC no IFRN - Campus Santa Cruz justifica-se pela necessidade de se promover a divulgação científica do conhecimento produzido na cidade e na região, especialmente as atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFRN (Campus Santa Cruz e demais Campi da região) e demais instituições participantes. Localizado na cidade de Santa Cruz, no interior do estado do Rio Grande do Norte, o IFRN - Campus Santa Cruz vem desenvolvendo importantes pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento da região, seja no âmbito tecnológico, seja na formação inicial e continuada de profissionais de diversas áreas, seja no desenvolvimento cultural e social. Tais projetos e pesquisas precisam e devem ser divulgados e tornados públicos na região e fora dela, possibilitando a aplicação de tais conhecimentos. A realização da EXPOTEC em âmbito regional justifica-se também pela oportunidade de estimular a produção científica dos diversos Campi do IFRN e das demais instituições de educação da cidade e região (UFRN, UERN, universidades privadas, escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada).